Técnicas Terapêuticas

Arquétipo da Mãe – O Porto Seguro Interior

O arquétipo da Mãe é uma das estruturas arquetípicas ligada ao chakra básico. Os nossos chakras são portas de acesso que estabelecem troca energética com o mundo externo. O chakra básico fala das estruturas primordiais que dão sustentação para a vida na matéria, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Quando falamos de básico falamos também dos elementos vitais e necessários para que possamos estruturar e enraizar a nossa vida, para que tenhamos força de atuação e de mudança no mundo. Quando temos esse chakra em equilíbrio, nos sentimos seguros para dar o próximo passo e assumir responsabilidades.

Por outro lado, para nos relacionarmos com o mundo vestimos roupagens, temos determinados padrões de comportamento que traduzem a nossa identidade. Existem determinadas roupagens que expressam um padrão fixo e específico do comportamento humano e que já estão profundamente enraizadas na nossa memória ancestral. A elas damos o nome de Arquétipos. Esses arquétipos se manifestam involuntariamente revelando os aspectos do nosso inconsciente, aquilo que guardamos no nosso íntimo.

Os chakras e arquétipos são amigos: o arquétipo é a expressão física, comportamental e emocional do chakra. Por exemplo, se temos um desequilíbrio no chakra básico, a energia do nosso corpo será modificada, fazendo com que nossos sentimentos e comportamentos também o sejam. Quando temos um desequilíbrio importante em algum chakra também temos emoções mal resolvidas, o que nos levam a personificar algum arquétipo. Existem uma infinidade de arquétipos registrados no nosso inconsciente coletivo, mas hoje vamos falar de um específico que está associado ao chakra básico: o arquétipo da Mãe.

O arquétipo da Mãe é um dos mais antigos do planeta. A Mãe é a fonte nutridora de toda a vida na Terra. É aquela que ama, põe no colo, afaga as aflições, retira a dor, abdica do ego pelo filho e traz paz, mas é também aquela que ensina, doutrina, corrige e faz crescer.

Quando nascemos, temos uma mãe, biológica ou não, temos uma mãe, porque precisamos de uma figura materna, precisamos de uma força nutridora e alimentadora para a nossa vida. Mas mais tarde, é necessário resgatar a mãe que existe dentro de nós, independente de qual seja seu sexo. Por quê?

Porque só assim podemos ter paz e segurança para viver a vida em abundância e plenitude.

Você se lembra que o arquétipo da Mãe está ligado ao chakra básico? Bom, então é por isso que quando falamos de desenvolver a mãe interna estamos falando de desenvolver o seu porto seguro, de suprir suas necessidades emocionais básicas para que você possa crescer e se desenvolver em plenitude! Quando fazemos esse movimento, paramos de projetar as nossas necessidades no mundo a nossa volta, sobrecarregando e culpando os outros pelas nossas infelicidades. Quando desenvolvemos a Mãe interna, somos capazes de curar as feridas que carregamos e nos libertamos para viver uma vida repleta de felicidade e realização. Quando encontramos nosso porto seguro, temos força para alçar vôos, para ousar e ir atrás dos nossos sonhos; aprendemos a cuidar de nós mesmos e de nos amar apesar das nossas imperfeições e assim, podemos fazer o mesmo pelos outros.

Portanto, meu caro amigo, convido você a olhar para dentro de si e buscar ouvir a voz da sua Mãe interior. Você já parou alguma vez pra escutar aquela vozinha, lá no fundo, que dava a você um conselho de sabedoria? Que ficava te dizendo: “Vá por ali que será melhor, meu filho”, “Faça assim pois você não precisa sofrer mais”, mas que você escolheu fingir que “era só coisa da sua cabeça”? Essa é a sua Mãe falando com você. Essa é a voz mais sábia e acolhedora que você jamais ouvirá outra igual. A energia mais doce e forte que você jamais vivenciará uma outra semelhante. Ela conhece o seu íntimo e sabe te guiar pela escuridão.

Eu convido você, meu caro, a se doar um pequeno ato de amor, e de hoje em diante, buscar ouvir e honrar esse Ser de puro amor que está com você todos os dias, e que só quer te ver feliz.

O meu mais humilde A.Namastê

*O conteúdo dos chákras e seus arquétipos é parte integrante do curso da Protossíntese – concebido e ministrado pela Universidade Espiritual Semear

Join the discussion 5 Comments

• Ana Paula disse:

Nossa.. Que lindos.. Um texto mais poderoso e lindo que o outro.. Estou amando esse site..
    Gostaria de saber como faço para visualizar post mais antigos.
    Quando eu “rolo” a página até o final são mostrados os últimos 12 posts apenas..
    Como eu faço para ver todos?
    Obrigada.
    Abençoada seja você..

• Universidade Espiritual Semear disse:

Olá Ana Paula! Ficamos muito felizes em receber o seu comentário!! Nós colocamos um menu na barra de cima do site, onde vc pode visualizar todas as categorias de posts e quando clicar nelas, você terá acesso a todos os posts daquela categoria. Você nos avisa se conseguir (ou não)?

Também teremos o maior prazer em te receber em nossa casa, caso tenha interesse em conhecer. Somos uma casa de terapia holística e também uma Universidade Espiritual, onde ministramos diversos cursos na área de xamanismo, sagrado feminino, técnicas terapêuticas holísticas e magia natural.

Uma curiosidade: como você conheceu o nosso site?

Grande abraço

A.Namastê!

• Ana Paula disse:

Perfeito.
    Muito obrigada.. Funcionou super bem..